10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES

10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES
UNIFÉ

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade
“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade de filha amada, capacitada pelo Espírito e chamada a uma vocação pessoal e intransferível”.

quarta-feira, 1 de julho de 2009


Mulheres vivendo uma geração profética
Esse será um tempo de Deus para as mulheres dessa geração profética, no qual Ele mesmo revelará os mistérios do Seu coração, e tudo quanto Ele disser será muito forte. Nesta geração fomos privilegiados, pois o Todo Poderoso nos entregou em nossas mãos uma liderança, para capacitação dos santos, valorizando a vida das mulheres.
Muitas mulheres deixaram de ser religiosas e passaram a servir a Deus com seus talentos e dons. Por serem mais sensíveis à voz do Espírito e disponíveis na causa do Senhor, elas estão sendo destacadas por conquistarem novos territórios, alargarem suas tendas e ampliarem os seus espaços (Is. 54:1-3). À medida que as mulheres crescem espiritualmente, o Senhor as usará mais ainda.
Nós mulheres vamos apresentar as nossas razões diante de Deus. (Is. 43:26). Deus vai assumir nossa causa, pleitear por nós e nos dar a vitória. Ele é fiel para cumprir a Sua promessa e o Seu propósito em nossas vidas; porque Ele não é um homem para que minta. A palavra diz e autentica que as bênçãos do Senhor virão e apegar-se-ão a nós, sem nenhum acréscimo de dor. (Pv. 10:22 / Hb. 10:23).
É maravilhoso saber como Deus escolhe as coisas ainda que sejam simples para confundir os sábios. Muitas obras do Senhor foram feitas por mulheres de Deus a fim de cumprir o propósito do seu Reino.
Vivemos dias altamente tenebrosos pela pressão e opressão do próprio século, guiados por Lúcifer e suas organizações demoníacas, onde o pecado está cada vez mais levando vidas para o abismo; Deus com a sua infinita graça, poder, misericórdia, e grande glória tem separado para si um exército que não se atrapalha na sua função sacerdotal. Ele tem levantado um batalhão de sacerdotisas do Senhor para militarem por sua causa; verdadeiros soldados do Reino, com vidas irrepreensíveis, para saquearem o inferno, tirando dali almas perdidas e transportando para o Reino do Filho do seu Amor a fim de engrossar às fileiras dos céus (Cl. 1:13).
Mulheres talentosas cheias do Espírito Santo, com mentes renovadas, exalando o bom perfume de Cristo. Estas mulheres precisam ser reconhecidas não pelo que elas fazem ou deixam de fazer, mas pelo que elas representam e conquistaram no Reino do Espírito, mulheres valorosas, cheias de garras que reconhecem e que já receberam o cetro da autoridade para governar no meio dos inimigos (Sl 110:2). Essas mulheres são consideradas FILHAS DE SARA, por serem submissas, crentes em Cristo Jesus e cônscias dos seus afazeres, cumprindo o propósito pelo qual foram chamadas, fielmente levando a preciosa semente, e por certo voltará trazendo com sigo os seus molhos. (Sl 126)
Mulheres! Avancemos enquanto é dia e ainda sendo fortes, venceremos o Maligno.
Na visão celular recebemos um impulso para galgarmos territórios maiores ainda. Foi extremamente difícil esta conquista de novos territórios; porque as mulheres viviam debaixo de estereotipo, onde até mesmo em alguns lares os maridos não valorizavam os ministérios e a unção sacerdotal que repensavam sobre elas. A visão nos ajudou a ampliar este entendimento e nos trouxe níveis de resgates:
1) Libertação da Alma
Nos proporcionou uma mente nova, totalmente destraumatizada, onde havia influências e ingerências demoníacas que amarravam o avanço do tão importante papel da mulher na sociedade eclesial. Essa libertação foi um resgate que nos ajudou a ser líderes de multidões, no discipulado consciente e aprofundado, sem nenhuma dívida de relacionamento,pois não há mais nenhum tipo de prisão na nossa alma. (Jo 8:36 / Naum 1:7-9 / Is.61:1-3 / Lc 4:18-19).
2) A cura dos Traumas Emocionais
As mulheres por serem mais sensíveis, desde mais tenra infância tem recebido ataques do inimigo para serem usadas como figuras de sensualidade ficando escravizadas suas mentes e sentimentos,por amarras que são difíceis de serem rompidas.Pelo poder da Cruz do Calvário não existe enfermidade que não tenha remédio, Jesus,é o remédio para toda a humanidade.Ainda que algumas mulheres tenham sido marcadas na tenra infância até a fase adulta, há uma cura específica para cada faixa etária,que quando se manifesta este milagre, romperão numa desenvoltura e mostrarão uma capacidade na sua liderança e viverão realizadas como pessoa, mulher, mãe e esposa;respondendo no nível sacerdotal ministrando cura e libertação aos oprimidos e cativos do Diabo, trazendo as revelações mais profundas do Ministério das Filhas de Sara. (At 10:38; Pe 3:9).
3) Restituídas no Crédito Profético Jl 2:28
No século onde tantas vozes são confusas, autoritarismo, prepotência, orgulho, vaidade, tanta manifestação das obras da carne; Deus tem erguido uma geração de mulheres santas, que não se vendem, não se dobram, e não se misturam com as iguarias de Baal, com uma unção e caráter inegociável (I Jo 2:20,27). O Senhor restaurou a voz profética nos fazendo como verdadeiros Shofhas para emudecer os ecos tenebrosos soprados pelos comprometidos inimigos (Is 58:1 e 58:8-12).
Você mulher foi chamada nesta geração para esta geração. Faça valer os requisitos da visão, pois a promessa que Deus fez a Abraão só se cumpriu quando Deus convenceu a Sara do seu papel de esposa para cumprir o propósito da conquista de um povo. Pois Abraão tinha a promessa, mas Sara tinha o útero, e nada é gerado fora do útero.
A promessa de Deus não tem isolamento familiar. Tome posse de seu papel e da sua função, conquistando essa geração debaixo de unção profética.

Tantas coisas para fazer...

Nós mulheres temos muitas coisas para fazer e pensar, quando solteira nos preocupamos com os estudos, carreira, família e namorado, quando casada carreira, com marido e filhos, contas a pagar, fora as preocupações básicas como peso, cabelo, etc.

Analisando a historia de Marta e Maria (Lucas 11), percebemos que nossas preocupações estão "erradas", ou até mesmo, que estamos desequilibradas na medida com a qual nos preocupamos.

Nessa história, Jesus estava caminhando com seus discípulos até chegarem a casa de Marta. Como Marta tinha muitos afazeres, sua irmã Maria ficou aos pés de Jesus, ouvindo sua palavra. Marta não gostou da atitude de sua irmã e pede ajuda pra Jesus.

Observem a resposta de Jesus: "Marta, Marta!!! Você esta preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu boa parte e isso não lhe será tirada."

As coisas que Marta fazia eram importantes, porém não eram necessárias para o momento.

Qual tem sido nossa preocupação, com que estamos inquietas?

Se Jesus nos encontrasse hoje, de carne e osso, como nós estaríamos? Será que perceberíamos sua presença, será que daríamos tempo de parar para ouvi-lo? Afinal de contas, temos tantas coisas para fazer.

Tem um texto ainda em Lucas, que eu gosto demais, diz assim; "...não se preocupem com sua própria vida, quanto o que comer, nem com seu corpo, quanto o que vestir...observem os lírios eles não trabalham nem tecem, contudo, eu lhes digo que nem Salomão, nem todo o seu esplendor, vestiu-se se como um deles..." disse Jesus.

Que tal ter a mesma atitude de Maria, ainda hoje, vamos deixar as preocupações de lado e entender que apenas uma coisa é necessária, ficar aos pés de Jesus, ouvindo sua palavra.

Que nesse tempo Jesus encontre em nós, mulheres com esse coração, que saibam ouvi-lo e que fiquem aos seus pés, mulheres dependentes de Deus, mulheres cheias de graça e sabedoria, que toque nossa geração.

"OS TEUS OLHOS ME PERTURBAM!"

"Desvia de mim os teus olhos porque eles me perturbam." Cantares 6:6

É Cristo quem nos diz estas palavras.
Encontramos esta frase no livro de Cantares, que é uma canção de amor. Não é apenas uma coletânea de cantigas compostas por Salomão, mas seu nome no original (Shir Hashirim) indica a grandeza deste cântico: "o mais excelente cântico". Portanto, não é um cântico qualquer, mas sim um cântico sublime, perfeito, é a canção de amor de Jesus para sua Igreja e da Noiva para o seu amado.

Estamos acostumados a cantar louvores e canções de adoração a Deus nas Igrejas, mas imagina Jesus cantando uma canção de amor para você! É isto o que acontece em Cantares, Jesus está declarando seu amor por sua Igreja em forma de canção, e a igreja somos eu e você.

No capítulo 6, vemos o amado dizendo essa frase para sua amada: "desvia de mim os teus olhos porque eles me perturbam". O que Deus está nos dizendo neste versículo? A palavra perturbar usada neste versículo, no original, é a mesma usada no Sl 138.3 : “alentar”, que significa nutrir, sustentar, animar, encorajar, incentivar, entusiasmar...

Creio que Deus está nos dizendo que sempre que tiramos os nossos olhos das circunstâncias e colocamos nossos olhos nele, ELE SE PERTURBA, se apressa, se entusiasma, ganha força para agir em nosso favor e então ele move céus e terra por nós. Quando fixamos nosso olhar nele, estamos declarando nossa confiança nele e aqueles que confiam no Senhor não podem ser abalados, porque isto é promessa dele. Quando olhamos para o Senhor, ele se move, Ele sai do seu lugar para agir a nosso favor, em nossa defesa.

Imagina, Deus falando isso para você: "Ei, não me olha assim, porque assim você abala as minhas estruturas, assim você me tira do lugar...!" Isto é tremendo não é? O Senhor é sempre atraído pelo olhar da sua Igreja. Quando olhamos para ele, surge no coração dele um desejo urgente de nos responder, de responder ao nosso anseio.

Você já parou para pensar em que ou em quem você tem prestado mais atenção? Em que você está prestando atenção agora? E nas horas das crises, onde você fixa o teu olhar? Você tem prestado mais atenção ao que as circunstâncias te dizem, ao que os homens te dizem ou ao que Deus te diz na sua Palavra? Onde teus olhos estão postos? Você tem se sentido fraco, abatido, parece que as coisas não acontecem? Em que ou em quem você tem prestado atenção? A quem tem dedicado a tua atenção?

"OS TEUS OLHOS ME PERTURBAM!"

"Desvia de mim os teus olhos porque eles me perturbam." Cantares 6:6

É Cristo quem nos diz estas palavras.
Encontramos esta frase no livro de Cantares, que é uma canção de amor. Não é apenas uma coletânea de cantigas compostas por Salomão, mas seu nome no original (Shir Hashirim) indica a grandeza deste cântico: "o mais excelente cântico". Portanto, não é um cântico qualquer, mas sim um cântico sublime, perfeito, é a canção de amor de Jesus para sua Igreja e da Noiva para o seu amado.

Estamos acostumados a cantar louvores e canções de adoração a Deus nas Igrejas, mas imagina Jesus cantando uma canção de amor para você! É isto o que acontece em Cantares, Jesus está declarando seu amor por sua Igreja em forma de canção, e a igreja somos eu e você.

No capítulo 6, vemos o amado dizendo essa frase para sua amada: "desvia de mim os teus olhos porque eles me perturbam". O que Deus está nos dizendo neste versículo? A palavra perturbar usada neste versículo, no original, é a mesma usada no Sl 138.3 : “alentar”, que significa nutrir, sustentar, animar, encorajar, incentivar, entusiasmar...

Creio que Deus está nos dizendo que sempre que tiramos os nossos olhos das circunstâncias e colocamos nossos olhos nele, ELE SE PERTURBA, se apressa, se entusiasma, ganha força para agir em nosso favor e então ele move céus e terra por nós. Quando fixamos nosso olhar nele, estamos declarando nossa confiança nele e aqueles que confiam no Senhor não podem ser abalados, porque isto é promessa dele. Quando olhamos para o Senhor, ele se move, Ele sai do seu lugar para agir a nosso favor, em nossa defesa.

Imagina, Deus falando isso para você: "Ei, não me olha assim, porque assim você abala as minhas estruturas, assim você me tira do lugar...!" Isto é tremendo não é? O Senhor é sempre atraído pelo olhar da sua Igreja. Quando olhamos para ele, surge no coração dele um desejo urgente de nos responder, de responder ao nosso anseio.

Você já parou para pensar em que ou em quem você tem prestado mais atenção? Em que você está prestando atenção agora? E nas horas das crises, onde você fixa o teu olhar? Você tem prestado mais atenção ao que as circunstâncias te dizem, ao que os homens te dizem ou ao que Deus te diz na sua Palavra? Onde teus olhos estão postos? Você tem se sentido fraco, abatido, parece que as coisas não acontecem? Em que ou em quem você tem prestado atenção? A quem tem dedicado a tua atenção?

O Senhor nos diz em Provérbios: "Atentai para as minhas palavras!" Ou seja, preste atenção na minha Palavra, preste atenção em mim! Olhe pra mim! Não olhe o que está à tua volta, eu sou a solução para o teu problema.

Aprenda a viver de acordo com a nova vida que Jesus conquistou para você. E você pode viver com os olhos fixos nele. Satanás tenta desviar nossa atenção, mas ele não precisa conseguir isso, você pode derrotá-lo, Deus já lhe deu autoridade pra isso. Experimente colocar teus olhos em Deus em cada situação.

Que você cresça, cada vez mais no conhecimento de Deus e na intimidade com o teu amado. Que você se torne cada vez mais irresistível para Deus, a ponto de tirá-lo do lugar para agir a teu favor. Não desvie teu olhar dele, não tire Jesus do teu foco. Os olhos da Noiva são para o Noivo. Que o Senhor tenha sempre a oportunidade de lhe dizer: teus olhos me perturbam!
(por Josiany Maia e Cláudia Sunshine)

"A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" Cl 4:6

A Bíblia nos ensina que devemos dosar e medir o que falamos. No muito falar vêm as palavras tolas. A nossa palavra deve ser temperada, sempre analisada antes de sair de nossa boca. Nossa língua tem o poder de destruir os sonhos de um amigo, tem o poder de entristecer o coração de alguém a ponto de causar-lhe sérios danos psicológicos e complexos terríveis pelo resto da vida. A nossa língua revela mais do que pensamos a respeito de nós mesmas. Quase sempre achamos que estamos com a razão, que somos boas o suficiente para dizermos aos outros o que bem queremos, mas isto não é verdade, e mesmo que fosse, não temos o direito de achar que somos mais sábias que os outros: Pv. 3-7 “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.”

A Bíblia nos dá uma receita de equilíbrio, através da forma como Jesus se dirigia a qualquer um que se aproximasse dele. Ele sempre tinha em sua boca uma palavra de amor e edificação. Jesus cuidava das pessoas, ministrava amor e cura a todos que vinham até Ele. Cristo jamais diminuiu alguém com algum comentário pessoal, nem apontou esse ou aquele defeito de alguém, como muitas de nós fazemos sem o menor remorso. O pior é que e mesmo percebendo que magoamos nosso irmão, não pedimos perdão depois, deixamos pra lá. Muitas pessoas sentem grande prazer em fazer críticas aos outros, acusam ou apontam suas falhas como se aquilo fosse a sua razão de viver. Como podemos receber as bênçãos que tanto pedimos a Deus, se cometemos esta falha horrível contra aqueles com quem convivemos?

Cada vez que entristecemos o coração de alguém com algum comentário, seja ele qual for, acertamos em cheio o coração de Deus também. 1 Pe 3:10 “Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” Quer um conselho? vá atrás de alguém a quem já magoou com suas palavras e conserte isto o quanto antes. Alegre o coração de Deus com essa atitude nobre.

“Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?” Ec 5:6

“Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano” 1Pe 3:8

"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta." Mt 5:23
TUDO COMEÇA NO FIM
Todas as vezes que o diabo disse a alguém: É o Fim! Se na verdade era apenas o começo dos maiores dias das maiores vitórias...Vejamos:
O diabo disse a José do Egito na cisterna do deserto.''É o Fim' e Deus disse :É o começo josé ,O governo do Egito te espera.
O diabo disse para Moisés no deserto de Sim :É o Fim! E Deus disse: é o começo .Transformar-te-ei no libertador do meu povo.
O diabo disse a Ester no tempo da escravidão: É o Fim. E Deus disse: É o começo.Transformar-te -ei na rainha dos Medas e Persas .
O diabo disse a Sadraque , Mesaque e Abednego na fornalha: É o Fim. E Deus disse :É o começo.Vocês serão grandes governadores da Babilônia.
O diabo disse a Daniel na cova dos leões: É o Fim. E Deus disse: É o começo .Sua história mudará o mundo.
O diabo disse a Jonas na barriga do peixe: É o Fim. E Deus disse: É o começo. Nínive será salva através da tua pregação.
O diabo disse a João na ilha de Pátmos: É o Fim. E Deus disse: É o começo. Você escreverá o Apocalipse.
O diabo disse a Jesus ,morto na cruz: É o Fim. E Deus disse: É o começo. Todo o poder no céu e na terra, entrego nas tuas mãos .
O diabo diz para o crente no momento das maiores lutas e provações: É o Fim. Mas Deus diz:Não temas pois eu estou contigo para te livrar e te guardar e exaltar o meu nome através da tua vida .o diabo não tem poder para decretar o fim de nenhum dos eleitos de Deus... É apenas o começo !!!
O sofrimento não é o Fim ,mas o começo para todos os que crêem.
Aleluia !!! O meu Deus é Fiel independente do que eu seja
QUANDO ME AMEI
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!

Cuidado com o espírito de Jezabel!!!

Cuidado com o espírito de Jezabel!!!
Pare e pense!

“ Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. “ ( Apc.2:20)
Tive um sonho muito interessante semana passada que quero compartilhar com você. “Eu me encontrava em um acampamento e via no terceiro andar de suas instalações, bem no topo, uma mulher muito bonita. Ela estava acompanhada de uma banda e cantava chamando a atenção de todos presentes. No sonho, era claro que neste acampamento estava a igreja de Jesus; Em cada quarto se encontrava uma igreja. Muitos se admiravam com a apresentação desta mulher, ela enfeitiçava, fascinava. Porém o detalhe é que ela estava nua e seduzia os seus admiradores. No sonho, eu comentava com uma amiga: ” Que estranho, esta mulher diz estar louvando a Deus, mas ela está nua.” E pensava: ” Ela chama atenção só pra si, e tira a atenção da adoração à Deus.” Acordei em minha mente com a palavra: JEZABEL.
Senti um forte espírito de intercessão pela igreja do Senhor Jesus e muito temor pelo nosso ministério. Pedi ao Senhor que nos livre de todo engano e liberte a sua igreja!
nosso ministério. Pedi ao Senhor que nos livre deste engano e liberte a sua igreja!
Biblicamente falando, o espírito de Jezabel simboliza: – Prostituição espiritual; – Adoração aos deuses desse mundo; – Rebeldia/ Insubmissão; – Perseguição aos profetas de Deus; – Anseio pelo poder.
Querida(o), Jesus condenou este espírito em sua igreja, vamos juntos contra ele e glorificar nosso amado Jesus. Só Ele merece a nossa adoração!
Abração e até a próxima!
Resumo (Atuação do Espírito de Jezabel em nossos dias):
(1) Amar mais a promessa, que o Deus que fez a promessa; (2) Se corromper pelo amor ao dinheiro (I Tm.6:10); (3) valorizar mais os dons (TER PROJEÇÃo E PODER), DO que a pessoa de jesus; (4) amar mais o seu bem estar, do que obedecer a palavra; (5) TER UM CORAÇÃO INGRATO e se AFASTAR DA ADORAÇÃO; (6) TER RAIVA DO PROFETA DE DEUS. Pr.Mailsa

VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

IGREJA PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO


VOCÊS NÃO IMAGINAM ...

como fiquei feliz ao recebe-las no nosso 11º Encontro de chá de Mulheres Unifé.

Saibam que vocês são PESSOAS QUE ADMIRO muito,

são
REALMENTE ESPECIAIS,

e recebe-laS fez o meu dia muito mais feliz.

Tomara que a gente continue assim,

sempre trocando gestos de
AMIZADE e CONSIDERAÇÃO.

Acho que a gente deveria viver assim,

DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS

e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo atraves da confraternização,

por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade

de manifestar bons sentimentos.

SEJAM ABENÇOADAS ...

Quantos cristãos, nestas eleições, quebrarão princípios bíblicos?

Um deles está no Livro de Deuteronômio 17:14,15. Lá nos diz o SENHOR: "Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim com têm todas as nações que estão ao redor de mim, porás, certamente, sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR, teu Deus; DENTRE TEUS IRMÃOS PORÁS REI sobre ti; NÃO PODERÁS PÔR HOMEM ESTRANHO SOBRE TI, QUE NÃO SEJA DE TEUS IRMÃOS." Que não soframos as consequências de nos faltar entendimento!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
EU QUERO UMAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!




Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano


Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Sex, 28 de Agosto de 2009 08:32
BRASÍLIA - Um inusitado acordo entre católicos e evangélicos permitiu a aprovação nesta quarta-feira do tratado celebrado entre o governo brasileiro e o Vaticano. Depois de quatro horas de discussão, o texto foi aprovado por votação simbólica. Ainda será votada a Lei Geral das Religiões, de interesse dos evangélicos, como compensação.
Os opositores do tratado argumentaram que trata-se de um privilégio para a Igreja Católica e que o documento fere o princípio da laicidade do Estado. Os evangélicos fizeram discursos contra, apesar do acordão para aprovação do projeto, o que só ocorreu depois de quatro horas de discussão.
- É um privilégio para apenas uma religião em detrimento às demais - disse o evangélico Takayama (PSC-PR).
O texto da Lei Geral das Religiões é uma cópia do tratado do Brasil com a Santa Sé. A única diferença é que a expressão Igreja Católica é excluída ou substituída por "todas as confissões religiosas". O tratado entre Brasil e Vaticano é um acordo internacional e não pode ser modificado pelo Congresso, que o aprova ou o rejeita na íntegra. Um dos pontos mais polêmicos envolvia o ensino religioso. Para os evangélicos, o tratado prevê que as escolas adotarão o catolicismo nessas aulas. O Ministério da Educação chegou a se pronunciar contra esse artigo, com este mesmo receio.
Antes da votação, o autor da Lei Geral, George Hilton (PP-MG), circulava tranquilo pelo plenário, certo do cumprimento do acordo.
- Já está combinado: aprovamos o deles e eles aprovam o nosso - disse Hilton.
Eduardo Cunha, ligado aos evangélicos e relator do projeto da Lei Geral das Religiões, foi o principal artífice da negociação. Ele conseguiu número de assinaturas de líderes suficientes para dar caráter de urgência ao texto. Indignado, Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou o acordo entre católicos e evangélicos.
- É um acordo que libera de vez o mercado da fé. Uma demonstração de que amam mais o dinheiro que a Deus - disse.
Fonte: O Globo